Receita de Bolo de Chocolate



Uma boa receita de bolo de chocolate é fundamental! Tive uma durante anos... até conhecer essa aqui, que é um sucesso absoluto!
É o tipo de bolo de chocolate que realmente tem gosto de chocolate e cor de chocolate, como diria a Rayza Costa, do Dulce delight, minha “ídola” e dona da receita dessa massa.
Eu fiz algumas adaptações mínimas na receita, primeiro por conta da quantidade, já que sempre tenho que fazer bolos enormes por aqui, então vocês vão perceber que essa receita rende 3 bolos com cerca de 27 centímetros de diâmetro.
Quanto aos recheios, gosto bastante de variar. Esse da foto levou recheio de marshmallow, mas também fica incrível com recheio de ameixa, ganache e sem dúvida damasco, que é o meu preferido.
Vamos à receita:


Receita de Bolo de Chocolate:


Vamos começar pela cobertura, já que ela que leva mais tempo de chegar ao ponto perfeito para parar direitinho em cima do bolo!


Cobertura:


Ingredientes:

200 gr de chocolate meio amargo
250 gr de chocolate ao leite
2 latas de creme de leite (tem que ser o de lata, para dar consistência e brilho)


Modo de fazer:

Pique e derreta todo o chocolate em banho-maria, acrescente o creme de leite, sem o soro, até incorporar tudo. Tampe e reserve até ganhar uma consistência bem firme. Para testar, pegue um pouco com uma colher e vire de ponta cabeça. Tem que ficar bem firme, sem escorrer nadinha (o tempo depende muito do clima, quanto mais quente o dia estiver, mais vai demorar, se quiser acelerar o processo, deixe um pouco na geladeira).

Massa:


Outro ponto positivo dessa receita é que ela é feita sem nenhum equipamento especial, nem de batedeira precisamos, veja só!

Ingredientes:

1 litro de iogurte natural ou coalhada (eu sempre uso a coalhada que eu faço em casa)
500 gr de chocolate meio amargo
260 gr de chocolate ao leite
450 gr de manteiga sem sal
50 gr de cacau em pó
14 ovos
550 gr de açúcar
540 gr de farinha de trigo
1 colher de sopa (rasa) de bicarbonato de sódio
1 colher sopa (bemmm rasa) de fermento em pó
1 colher de chá (rasa) de sal


Modo de Fazer:

Pique todo o chocolate e leve para um bowl de vidro, junte a manteiga e o iogurte ou a coalhada.
Esquente água em uma frigideira (daquelas que são um pouquinho mais altas na lateral), quando a água começar a querer ferver, desligue o fogo e coloque o bowl dentro dela, assim você vai derretendo o chocolate e misturando com os outros ingredientes bem devagar.
Se a água esfriar antes de todo o chocolate ter derretido, tire o bowl da frigideira e esquente a água novamente. Repita esse procedimento até estar tudo derretido e bem misturadinho. Reserve.
Em uma panelinha dissolva o cacau em pó em água fervente. Use a quantidade de água necessária para ele dissolver completamente, e ficar como um mingau consistente.
Misture bem o cacau dissolvido na mistura de chocolate e reserve.
Preaqueça seu forno em 180 graus, e unte 3 formas redondas com cerca de 27 centímetros de diâmetro.
Em outro bowl, bata na mão (com um garfo ou fouet) os ovos e o açúcar. Reserve.
Em outra tigela misture a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal. Reserve.
Agora é a hora que começamos a misturar tudo, primeiro junte a mistura de chocolate à mistura dos ovos, depois de bem misturado, vá juntando a mistura de farinha aos poucos, de preferência peneirando e mexendo suavemente para não formar aqueles pelotes de farinha.
Divida a massa nas 3 assadeiras que já estavam untadas, e leve para assar por cerca de 40 minutos, ou até você espetar o palito e ele sair seco.
Tire do forno e deixe esfriando enquanto prepara o recheio.


Recheio de marshmallow:


Como já disse, o recheio desse bolo foi de marshmallow. Usei essa receita da Dani Noce, confira aqui.

Recheio de damasco: (o meu preferido)


Ingredientes:

800 gr de damasco
1 dose de whisky
100 gr de açúcar
6 sementes de cardamomo
120 ml da água da fervura dos damascos


Modo de Fazer:
Coloque os damascos em uma panela e adicione água até cobri- los. Deixe ferver por cerca de 3 minutos. Separe 120 ml da água da fervura dos damascos e bata no liquidificador/processador junto com os damascos.
Se a massa ficar muito sólida, acrescente o resto da água aos poucos, até chegar na consistência de pasta.
Leve a pasta de damasco para a panela, acrescente os demais ingredientes eleve ao fogo até o açúcar dissolver por completo e o whisky incorporar.
Deixe esfriando.

Montagem:


Depois que tudo já estiver frio, comece a montar o bolo. Eu gosto de montar a noite, e colocar a cobertura só no outro dia de manhã. Mas se estiver com muita pressa, pode reduzir o tempo.
Desforme os 3 bolos, corte eles ao meio (ou com faca de pão ou com linha, o que preferir). Pegue uma das formas que usou para assar o bolo, (se tiver fundo falso, o processo para tirar o bolo dali vai ser mais simples).  Acomode a primeira fatia de bolo, ponha o recheio, coloque outra fatia de bolo e mais recheio, repita o processo sucessivamente até chegar na última fatia de bolo.
Deixe o bolo já recheado assentando, de um dia para o outro. No dia seguinte é só cobri-lo, com a ganache que já deve estar no ponto perfeito.
A decoração do bolo é bem simples de fazer, confira nesse vídeo da Rayza Costa , que além de ser divertidíssimo, ela ensina todo o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.